sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Comer, comer!

   O que você bebe ou come não determina só o seu peso, influência também no seu humor e na sua energia. 





   Comer é muito mais que matar a fome.
   O que você ingere determina também o seu bem-estar. Existe um grupo de alimentos chamados de funcionais que, além das funções nutricionais básicas, ainda colaboram para melhorar o metabolismo, previnir problemas de saúde e afetam até o seu humor.


   Quer ter mais energia?

   Eu mesma posso dizer, tomar café ou chá verde, ajuda e muito dar um pique no seu dia, pois a cafeína é um poderoso estimulante, aumenta a capacidade de trabalho do coração e, assim, o ritmo do corpo.
    Os alimentos ricos em carboidratos e gordura, como as massas e as castanhas, são verdadeiras fontes de enregia. Tome cuidado com os doces. O açúcar dá uma falsa sensação de energia e ainda estimula seu cérebro a querer sempre mais.


   Tá de mau humor? Então aposte.

  Coma iogurtes, peixe, frango, chocolate e frutas como abacate e banana.
   Esses alimentos ajudam a produzir a serotonina, o neurotransmissor da felicidade. 
   O chocolate também provoca a produção de dopamina (que também estimula a sensação de prazer).
   Mas não adianta só encontrar a felicidade comendo, né, pois esses alimentos em exagero engordam, e aí não tem como ficar feliz acima do peso.


   Quer aliviar a TPM? 


   A vitamina B6 ajuda a diminuir a ansiedade e a irritabilidade, sensação comum na TPM, escolha nozes e banana, para você ficar mais relax.
    A vitamina E é ainda mais completa (ovos, milho, azeite) pois, além dos sintomas psicológicos, ajuda a aliviar as dores nos seios.
    A soja ajuda a diminuir a enxaqueca, as cólicas e o inchaço.

  

   Pele mais bonita

   Os alimentos ricos em vitamina C como o morango e acerola, ajudam a formar o colágeno, deixando a pele mais firme e resistente. Agem também como fotoprotetores, contribuindo para proteger a pele dos raios UVA e UVB.
    Os ricos em vitamina A, como cenoura e mamão, agem como antioxidantes, deixando a pele com mais vida.
    A vitamina E completa a dose, é um poderoso hidratante natural, que auxilia na maciez da pele.



   Vira e mexe você está gripado?

   Os alimentos ricos em betacaroteno, como cenoura, mamão, manga, espinafre, damasco  ajuda a estimular o sistema imunológico a manter o nível de anticorpos mais alto. Para evitar ficar doente com qualquer friagem, tenha sempre com você um saquinho de damasco desidratado e procure comer bastante frutas.