quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Grande Vilão: Cigarro!

   A primeira tragada ninguém esquece, de tão ruim que é. Mas, se bobear, lá vem a segunda, a terceira, até que a pessoa não consegue mais largar. Saiba o motivo de tanta atração pelo grande vilão, o cigarro!



   O motivo dos fumantes não abrirem mão de uma tragada atende pelo nome de nicotina, droga que causa dependência. O segredo é um só: provocar sensação de prazer. Ao ser inalada, a nicotina atinge o cérebro e, entre 7 e 9 segundos depois, libera várias substâncias responsáveis por estimular essa sensação.
   Com o tempo, o cérebro passa a precisar de doses cada vez maiores de nicotina para manter a mesma satisfação.


   Enquanto tem muito adulto abandonando o vício, o cigarro faz sucesso entre os jovens.


  Os jovens vivem em busca do prazer, mesmo que isso lhes custe a própria saúde.
   Depois, quer coisa melhor para desafiar os adultos do que acender um cigarro, nem que seja às escondidas? Os jovens também começam a fumar para agradar a turma: é comum que meninos e meninas acendam um cigarrinho na esperança de, assim, serem mais admirados por seu grupo de amigos.
   O cigarro acaba com os pulmões dos adolescentes muito mais rápido porque esses órgãos só completam o desenvolvimento aos 21 anos. Daí, já viu! Se o jovem começa a fumar aos 15 anos, por exemplo, ele tem seis anos para fazer um tremendo estrago. Isso para não dizer que, além de tudo pode agravar doenças como asma, rinite, bronquite, otite, sinusite e pneumonia.


   Estudos da OMS (Organização Mundial de Saúde) apontam que quem começa a fumar lá pelos 12 anos, e acreditem tem muitos que começam nessa idade, terá mais dificuldades de largar o vício: 99% dos adolescentes que dão as primeiras tragadas se tornam fumantes e apenas 3% deles conseguem abandonar o cigarro. Cá pra nós, nem beijo vicia tanto.