quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Cabelos cacheados!

  Recebo muitos elogios sobre o meu cabelo, tem até quem pergunta se é meu de verdade. Meu cabelo é a arma mais poderosa do meu trabalho, participo de vários casting hair, e ainda por ser a  cover da Amy Winehouse, ele é fundamental para fazer o cocuruto gigante que a cantora usa. Tenho muito cabelo, e agora ele é super cacheado e comprido, dando um pouco de trabalho.
  Cabelos cacheados precisam de certos cuidados básicos para ficarem ainda mais bonitos.  
  
    Os cabelos cacheados normalmente são um pouco mais secos. Por isso, mesmo quem malha ou vai à praia, não deve lavá-lo com xampu todos os dias. Pode-se apenas molhar os fios e passar creme. Se a raiz for oleosa, lave-o cerca de três vezes por semana. Caso contrário, só duas vezes por semana.
    Você precisa secar bem o couro cabeludo – e a não sair com os fios muito molhados e cheios de creme.   
    Separe uma toalha só para secar o couro cabeludo para evitar a dermatite seborreica. Nunca durma com os cabelos molhados. Os fios ficam abafados, facilitando a proliferação de fungos e caspas, que provocam a queda do cabelo.
    Após secar o couro cabeludo, aplique um creme sem enxágue nas pontas ou um leave-in distante do couro.
    Para ativar os cachos, é preciso aplicar um creme sem enxágue nos fios ainda molhados. Em seguida, amasse-os com o auxílio de uma toalha úmida, na direção das pontas para o topo da cabeça. Use também  um reconstrutor leave-in ou um ativador spray com creme ou gel, específico para o seu tipo de cabelo.
    O tipo de corte depende do gosto e do estilo de cada uma. O tipo de corte depende se a pessoa quer mais ou menos volume. Porém, de um modo geral, as mulheres de cabelos cacheados preferem o fio mais reto, para ficar mais pesado e não armar.
   Quando se expuser ao sol, prenda os cabelos fazendo um coque ou rabo de cavalo. Para protegê-lo ainda mais, use chapéu, lenço ou boné. Abuse dos cremes sem enxágue com protetor solar. Quando chegar em casa, use um xampu de lavagem profunda para tirar o excesso de sal ou cloro. Depois, aplique o xampu que usa no dia a dia para mantê-lo hidratado e macio.
   Se os fios estiverem com química, o ideal é fazer as escovas inteligentes. Quem não quiser que o cabelo fique liso, basta secá-lo com secador e lavá-lo em seguida, sem fazer uso da chapinha. Assim, os fios continuam cacheados, mas com menos volume. O tratamento deve ser feito a cada 4 ou 6 meses.
   O volume também pode ser reduzido na hora do corte. Peça ao cabeleireiro para desfiar os fios por dentro na hora de cortar. Isso cria mais espaço entre as mechas e o cabelo fica com menos volume entre uma mecha e outra. Isto deve ser feito no máximo a cada 6 meses.
   Quem tem cabelos cacheados deve fazer hidratação quase que diária. Ela pode ser feita no banho ou na sauna. Já a reconstrução – com queratina e aminoácidos – no máximo a cada 15 dias.
   Lave os cachos com água fria para tirar a estática do fio. Também é importante cortá-lo a cada 3 meses para evitar pontas duplas - além de deixar o caimento do cacho melhor.
   Secador eletriza o cabelo, portanto, evite-o – a não ser que utilize um difusor. É importante ficar atento à temperatura do aparelho: se estiver muito quente, os fios ficarão eletrizados.
   O ideal é que a temperatura esteja morna, quase fria. Aplique também um sérum para fechar a cutícula.
   Pentear os cabelos com escova ajuda a levar o óleo do couro cabeludo até as pontas. Porém, quem tem cabelo cacheado não deve penteá-lo com escova, senão os fios ficam armados e sem cachos definidos. Para compensar, use sempre condicionador para reconstruir o fio e mantê-lo hidratado.


Uma matéria para xeretar Aqui!
Por: Carina Brandão
sosiaamy@gmail.com

Instagram Ou Twitter: @sosiaamy