sexta-feira, 17 de junho de 2011

Por que eu tenho cólica?

  Aquela dor tão chata, desconfortável que você sente um pouco antes e durante a menstruação é causada por uma contração do útero. Para expelir todo o sangue menstrual, ele precisa se retrair, conta com a ajuda da prostaglandina, uma substância que provoca as contrações. E, quanto mais fortes as contrações, maior a cólica. Quem tem um grande fluxo menstrual, por exemplo, costuma se queixar mais de dor. Isso acontece porque, nesse caso, o útero precisa trabalhar mais para eliminar o grande volume de sangue. A intensidade da dor e o grau do desconforto (algumas meninas costumam vomitar de dor e desmaiar em crises de cólica) também variam de mulher para mulher.




O que melhora?




   Se a dor é leve, você pode tentar as bolsas de água quente, que ativam a circulação sanguínea e, com isso, aliviam a dor. Os chás, como o de erva-doce, também podem aliviar as contrações, assim como os exercícios, que fazem o organismo liberar endorfinas, uma espécie de analgésico natural do corpo. Se as dores são muito fortes, vale conversar com o ginecologista.
    Ele pode indicar o uso de pílula anticoncepcional ou DIU de progesterona. E vai checar se as dores não têm nada a ver com outro problema mais grave.






   É tudo balela!

  Esqueça aquelas crendices populares que sua avó ou suas amigas espalham por aí. Andar descalça, beber algo gelado, entrar na piscina ou dormir com o cabelo molhado não têm nada a ver com a cólica.



 1 Matéria para xeretar Aqui!
Por: Carina Brandão
sosiaamy@gmail.com

Instagram Ou Twitter: @sosiaamy

Nenhum comentário:

Postar um comentário