terça-feira, 5 de abril de 2011

Déjà Vu?

O que é o Déjà Vu?

   Eu mesma já tive vários Déjà Vu, sabe quando você chega em um lugar totalmente desconhecido e tem a impressão de já ter estado ali antes. Ou escutar alguém contando uma história e ter a nítida certeza de já ter vivido a cena. Já aconteceu com você? O déjà vu (em francês, significa "já visto") ocorre quando o nosso sistema nervoso se confunde e guarda uma informação que acabou de receber na gaveta da memória. Assim, um fato totalmente novo é interpretado como algo que já foi vivido.

   "A sensação de estranheza é tão real que a gente passa a se questionar se de fato não viveu aquilo".

   O déjà vu até pode ser influenciado por experências que ouvimos, mas na maioria das vezes é um fenômeno relacionado a momentos totalmente novos, sem nenhuma relação com vivências pessoais ou de pessoas próximas. E esqueça as explicações paranormais sobre o assunto: ter déjà vu é absolutamente normal e acontece com todo mundo.


Outras formas de você se enganar

1- Falsa memória

Nesse caso, o nosso sistema nervosos registra algum fato como memória sem que ele nem sequer tenha sido vivenciado. E então a gente passa a acreditar que a coisa realmente aconteceu. O fenômeno é muito comum em pessoas que passaram por traumas, problemas sérios e pressões psicológicas.

2- Falsa amnésia

Momentos tristes ou traumáticos também podem dar motivos para o cérebro apagar determinadas cenas da memória. "Como certa lembrança traz de volta o sofrimento, ficamos condicionados a não pensar nela". Então o sistema nervoso cria um bloqueio na mente para não se lembrar mais desses fatos. A memória continua lá, mas fica guardada a 7 chaves para não vir à tona.



Você já teve um Déjà vu?