terça-feira, 12 de julho de 2011

Guitarra - Saiba como cuidar da sua.





A guitarra quando está fora do estojo, deve estar num suporte (especial para a guitarra) na vertical. Não deixes a guitarra deitada no chão pois alguém pode  pisá-la ou deixar cair algum objecto pesado em cima ( um acidente mais frequente do que se pensa).


Manutenção
Há 2 níveis de manutenção: um rápido e frequente e outro mais aprofundado que deve ser efetuado uma vez por ano segundo o estado do instrumento.


Frequente: (todos os meses)
Poeira: se o instrumento não está muito sujo o melhor é utilizar um pano suave sem nenhum produto.
Passa ao de leve sem esfregar. O ideal é utilizares um pano micro fibras que não risca ou um grande pincel de pelos suaves. Aliás o pincel é o melhor meio de limpar os trastes, os pequenos cantos da cabeça da guitarra, os cilindros dos carrilhões ou ainda o cavalete.


As cordas: 
Depois do estudo ou concerto deve-se eliminar a transpiração depositada pelos dedos nas cordas. Sem a limpeza o fenomeno de oxidação não terá pena das tuas cordas ( sobretudo dos graves que são em metal) e a duração destas será substancialmente reduzida.
Guarda sempre um pano no teu estojo para esta função.
Seca minuciosamente cada corda  na sua inteira dimensão. 
Uma observação engraçada : os grandes comilões de carne desgastam mais depressa as cordas graves do que os vegetarianos.
A absorção de carne sobretudo vermelha  provoca uma modificação acentuada do PH da transpiração ficando esta mais ácida ,oxidando mais depressa as cordas graves.


Manutenção anual :

Verniz: Antes de limpares a tua guitarra é importante saberes se ela tem um verniz celulose (guitarras de luthiers, de concerto ou guitarras antigas ) ou verniz de poliéster ( guitarras de série ou de estudo – baixo preço ou  ainda asiáticas)
O risco é irreparável  se o produto não for o apropriado.
O verniz celulose é muito fino não resistindo aos abrasivos. Pois este verniz é diluído com álcool ou acetona .Portanto prefere um produto gordo genero destilado de petróleo ( Kerdane) Melhor é utilizar um produto caseiro dos antiquários ou comprar ao seu luthier.
Isto para as guitarras muito sujas como transpiração, nicotina, doces e também as micro fendas.
Para as simples marcas de dedos passa um pano um pouco umidificado.
No caso de sujidade normal aplica um pano de micro fibra no sentido das fibras da madeira e termina com um pano suave e seco para fazer brilhar.
Sobretudo nunca utilizes produtos a multi-funções em spray.
Se a guitarra é coberta de verniz poliéster o álcool de casa num pano de micro fibra é o ideal. Assim passe por pequenas partes o pano e terminando depois com um pano seco para a fazer brilhar. Se não tens álcool, um pano úmido pode muito bem servir.
Em caso de duvida realiza um teste sobre uma pequena parte da guitarra escondida.


Braço :
Se o braço está muito sujo podes passar um pano molhado em álcool que dissolverá as gorduras acumuladas nos trastes. Se a sujidade está muito colada podes ainda raspar com uma pá – lamela metálica tendo muito cuidado para não riscar o braço.
Depois disto passa o braço com um pano molhado em óleo de limão, muito utilizado pelos luthiers, ou linhaça –linho.


Trastes:
Os trastes são frequentemente oxidados e riscados pelo bater das cordas e das unhas.
Para os polir utilize lã de aço grão : 000 como as que são utilizado pelos antiquários.
Há atualmente no mercado umas laminas próprias para proteger o braço da guitarra enquanto se limpam os trastes, e podem ser adquiridas nas lojas especializadas em instrumentos musicais.
A sala onde se encontra o instrumento deve ter a climatização correta :
A temperatura deve estar entre os 18º C. e 38ºC. O nível de umidade deve estar entre os 50% e 70% .
Se o instrumento apanhar muito calor (por exemplo devido a exposição ao sol) o verniz pode amolecer e deformar o instrumento. Tem especial atenção às guitarras que ficam guardadas no carro (porta bagagem incluído), pois as temperaturas no interior são especialmente altas no verão e frias de inverno.
Em ambientes com menos de 40% de umidade  estamos numa situação de secura em demasia,  que pode provocar fendas na madeira e, no caso contrario, se a umidade for muito alta as colagens amolecem e a madeira incha em demasia deformando o instrumento.
Um instrumento que absorveu muita umidade soa muito mal.
Também as cordas oxidam mais depressa com a umidade, sendo o desgaste da corda  mais rápido.
Por isto, tem cuidado para que o teu instrumento esteja nos bons parâmetros climatéricos e que estes sejam sempre estáveis.
As variações bruscas destes parâmetros são prejudiciais, tais como:
Janela aberta com corrente de ar, exposição direta ao sol.
Quando o instrumento não é utilizado por muito tempo deves desapertar as cordas de dois a três tons para aliviar o cavalete, mas deixa sempre alguma tensão necessária para não mexer muito com as fibras da madeira.


Transporte

Quando te deslocares de carro com o instrumento utiliza um estojo rígido para proteger a guitarra dos embates que possam ocorrer.
O estojo proporcionará um microclima que protegerá das mudanças bruscas de temperatura e umidade.
O ideal é deixares o estojo aberto na mesma sala onde se encontra a guitarra 15 minutos antes do transporte fornecendo assim um efeito de termos.
Na chegada, sobretudo se passou por uma atmosfera muito fria durante muito tempo espera pelo menos 15 minutos para que o estojo apanhe a temperatura da sala antes de o abrires. Isto porque se o instrumento está gelado e apanha ar quente vai sofrer o efeito de condensação. A guitarra fica rapidamente embaciada de umidade e a madeira vai absorver rapidamente tanto no exterior como no interior da caixa de ressonância.
É um problema comum da estação do inverno.
Durante o verão (períodos secos) deves ter um umidificador no estojo ou arranjar uma esponja molhada numa caixa na qual faz alguns buracos obtendo assim umidade no estojo da guitarra ( existem umidificadores próprios na Planet Waves).

Matéria do site Como Cuidar! Clique Aqui 





Quer falar comigo?




Psiu!!! Compartilhe essa matéria, Muito Obrigada.

1 Matéria para xeretar Aqui!   
Por: Carina Brandão
sosiaamy@gmail.com

Instagram Ou Twitter: @sosiaamy

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

The Rolling Stones - Satisfaction (live)

Janis Joplin - Piece Of My Heart