domingo, 20 de novembro de 2011

Xô Desidratação!


 A desidratação é um estado patológico do organismo, causado pelo baixo nível de líquido ( água, sais minerais e orgânicos) no corpo. A desidratação é uma doença considerada grave, pois milhares de crianças morrem vítimas dela todos os anos. No entanto, é uma doença de fácil prevenção e tratável quando diagnosticada logo.
  Baixos níveis de água no organismo ativam uma região do cérebro que provoca a sensação de sede. Quando o líquido perdido não é reposto, os níveis de sódio na corrente sanguínea aumentam, e outras complicações surgem. Em condições normais, a água é eliminada do organismo através do suor, urina fezes e lágrimas.
  A desidratação pode ocorrer quando há excesso de calor (sem reposição suficiente da água eliminada pelo corpo), diminuição do consumo de água, febre (sudorese), diarréia, vômitos, e pelo uso de medicamentos diuréticos.
  A desidratação faz mais vítimas entre as crianças, os idosos. Crianças são mais suscetíveis por ter uma proporção maior de água em seu organismo, ou seja, qualquer perda de líquido não reposta é significativa. Já os idosos têm menor capacidade de reter líquido, e sentem menos sede.
  Dentre as causas de perda excessiva de líquido, a mais comum é a diarréia. No verão, as chances de ter uma diarréia aumentam, pois os vírus causadores dessa doença tendem a se multiplicar, tanto no ambiente quanto nos alimentos expostos ao calor. Vômitos também são responsáveis por grande parte dos casos de desidratação. A exposição excessiva ao sol e o excesso de roupas aumentam a eliminação de água pelo organismo pelo suor, e podem levar a desidratação.

  Os sintomas são os seguintes:


  •   Pele seca e inflexível
  •   Olhos fundos (nos bebês, moleira afundada)
  •   Boca seca
  •   Pouca urina e/ ou urina amarelo escura
  •   Coração acelerado (taquicardia)
  •   Irritabilidade
  Níveis de desidratação:

  •   Desidratação Leve - Quando o único sintoma é a sede
  •   Desidratação Mediana - Pele seca e inflexível, taquicardia, diminuição do peso, aumento da temperatura corporal
  •   Desidratação Grave - Além dos sintomas citados, queda da pressão arterial, sensação de perda de consciência eminente, estupor, hipertermia, convulsões, choque, e até a morte.
  O tratamento para a desidratação depende do nível de desidratação em que a pessoa se encontra. Nos casos de desidratação leve, beber água em maior quantidade pode ser suficiente. Quando causada por diarréia ou vômito, o soro caseiro pode ser utilizado. Em casos mais persistentes, soros industrializados podem ser necessários. Em casos graves, a administração de soro por via sanguínea.
  As medidas preventivas são simples: beber e oferecer água várias vezes ao dia a crianças e idosos; vestir roupas leves e frequentar ambientes bem ventilados no verão. Para evitar a diarréia, lavar sempre as mãos, lavar frutas e verduras em água tratada e corrente; manter os alimentos na geladeira, e prestar atenção aos prazos de validade dos mesmos.


1 Matéria para xeretar Aqui 
Por: Carina Brandão
sosiaamy@gmail.com

Instagram Ou Twitter: @sosiaamy