quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Cerimônia do Chá

O designer japonês Hiroki Takada criou uma cadeira para você sentar e pensar na vida, relaxar.


 Inspirado nas poltronas usadas na cerimônia do chá, tem o encosto feito de bambu dando a sensação de estar isolado de tudo.




Sardas, pintas e manchas!

Saiba mais sobre essas marquinhas e cuide-se.


 As pintas são pontinhos marrons ou pretos na sua pele. Elas aparecem quando várias células que produzem o pigmento que dá cor à pele resolvem formar um "ninho" em determinada área do seu corpo. Já as sardas são manchas pequenas e redondinhas, que variam do marrom-claro ao mais escuro e adoram pipocar em áreas que ficam mais expostas ao sol. E as manchas, brancas ou castanhas, geralmente aparecem por causa de alguma alteração hormonal.
 Para você saber se uma pinta precisa ser retirada siga a regra ABCD. Essas letras correspondem a quatro aspectos das pintas que alertam para algum perigo, como câncer de pele. Fique ligada na assimetria da pinta (se era redondinha e agora está ficando com uma forma estranha), na borda (se está mal definida), na coloração (quando ela tem cores diferentes) e no diâmetro (se ela deu uma esticada). Se achar que está diferente, vá ao dermatologista.


 Tem como tirar as sardas do rosto ou suavizá-las usando protetor solar todo dia, durante alguns meses, você vai notar uma boa clareada, mas se quiser acelerar o processo vá no seu dermatologista e veja a possibilidade de usar um creme que tenha substâncias que clareiem o pigmento ou fazer sessões de peeling ou laser, dependendo do grau.




 Loções e máscaras à base de extrato de margarida, de soja, aloe vera, óleo de squalus, camomila e vitaminas C e A ajudam tirar as manchas, mas eles só dão uma aliviada extra no tratamento feito em consultório.
 Para tirar as manchas de vez, os sinais mais suaves, os médicos costumam receitar cremes clareadores e peelings, que descamam a pele para formar uma nova no lugar. Em casos de acne e machucados mais graves, só mesmo tratamentos com sessões de laser ou luz intensa pulsada, técnicas que penetram nas camadas mais profundas da pele.
 Alguns cuidados diários devem ser tomados com aquelas pintas maiores, usando sempre o filtro solar e evitar roupas e acessórios que fiquem raspando nas pintas. Se tiver alguma no couro cabeludo, redobre o cuidado na hora de escovar os fios. E, quando for se depilar, cubra-as com microporo.


 Manchas brancas aparecem na pele quando não há no local aquele monte de células que produz pigmento. O problema ainda não tem conserto, mas dá pra disfarçar. Seu dermatologista pode indicar uma clínica especializada em corrigir cicatrizes. Lá, eles fazem uma espécie de tatuagem sobre a mancha, usando uma coloração exatamente do tom da sua pele.


 E atenção!!! Quando você espreme uma espinha, várias bactérias vão para aquele ponto da pele que já está inflamado. Aí, aparece uma mancha rosada, um pouco maior que a espinha original e, geralmente, com uma casquinha. Ela demora mais tempo para ir embora e, se você tomar sol, pode ficar com uma marca que só sai com tratamento feito com laser.