domingo, 9 de dezembro de 2012

Supertições Natalinas

 Há séculos existem rituais e supertições envolvendo os alimentos na época do natal. São costumes nascidos na mitologia e da tradição cristã, que são difíceis de serem identificados ou entendidos. É muito difícil, hoje em dia, achar alguém que nunca tenha se rendido a uma das simpatias, mesmo por diversão. Comer ervilha, peru, passas e mais alguns outros costumes. Uns acreditam, outros não, mas não custa nada tentar, não é mesmo? Separei algumas dicas da revista Moderna e ingredientes, explicando porque virou costume come-los.

Grãos


Os grãos trazem expectativa de fertilidade na maioria das culturas. No caso da lentilha, dizem que deve ser o primeiro alimento ingerido na ceia para que não falte dinheiro e saúde durante o próximo ano. O arroz, trigo e feijão são os alimentos mais consumidos por todas as civilizações. Para os orientais, o mais simbólico deles é o arroz, considerado o grão da vida.



Frutas



Há muitos anos as frutas são vistas com ideia de multiplicidade e fartura. A uva é um fruto nobre em muitas culturas, é o fruto nobre em muitas culturas, é o fruto de onde nasce o vinho, muito consumida desde a época do império romano. A romã também aparece no catolicismo. No dia de reis, costuma-se comer algumas sementes e guarda-las na carteira para ter sorte e riqueza ao longo do ano.




Rabanada



Essa delícia que comemos com mais frequência na época de natal é simples e feita em muitas versões. Por ser feita de pão, leite e açúcar, a rabanada é considerada um alimento forte e nutritivo. Ainda bem que comemos somente uma vez por ano, porque essa maravilha é recheada de calorias. Uma fatia pode ter até 150 calorias.




Peru


É uma carne que solta muita água durante o cozimento. Essa exposição direta ao calor a faz eliminar água e, assim, perder peso. Por isso, os assados são símbolos de prosperidade e extravagância. A tradição de comer peru nessa data começou na Inglaterra, quando, junto com as Américas, os europeus o descobriram.




Castanhas



Elas sempre estiveram associadas á fartura e á sorte por serem alimentos resistentes e possíveis de serem armazenados durante muitos dias. No hemisfério norte, as nozes, castanhas, avelãs e frutas secas suportavam o inverno todo sem estragarem, daí surgiu essa ideia. Dizem que comê-los na virada ajuda ater um próspero ano e cheio de doçura.