domingo, 10 de julho de 2011

Barbie!

 Boneca está contribuindo com a destruição das florestas na Indonésia!



  Sonhos de dez entre dez meninas, após 53 anos, a Barbie continua sendo a boneca mais vendida no mundo todo. Mas apesar de parecer inofensiva, bonita e charmosa, a Barbie é responsável por contribuir com a devastação das florestas tropicais na Indonésia, nas areas ondem vivem animais que beiram a extinção como: tigres, orangotangos e elefantes, somente para ter uma embalagem bonita.




  O Greenpeace depois de meses de investigação descobriu que a Mattel, fabricante da boneca Barbie, compra matéria-prima de suas embalagens da companhia Asia Pulp and Paper (APP), subsidiária do grupo Sinar Mas, a empresa responsável pelos altos índices de desmatamento de um dos últimos redutos de Mata Tropical do Planeta. As notícias sobre as florestas da Indonésia não são recentes, os ativistas tentam chamar a atenção para esse problema há um pouco mais de 10 anos, as florestas já eram, e continuam sendo, destruídas para dar lugar à plantação de palma cujo fruto possui o óleo de palma (conhecido também como óleo de dendê) que pode ser usado tanto na produção de alimentos, cosméticos e de bio combustível. Outras grandes empresas responsáveis pela destruição das florestas na Indonésia são: Nestlé, Procter & Gamble e Unilever.
  Todas as empresas citadas, as que ainda não foram descobertas, e as extrações ilegais são responsáveis por colaborar no agravamento do aquecimento global, já que a vegetação, nativa na Indonésia representa um dos maiores estoques de carbono do mundo e sua queima corresponde a 4% das emissões globais de gás carbônico. Converter florestas em plantações libera mais dióxido de carbono na atmosfera do que queimar biocombustível no lugar do diesel. O Greenpeace lançou o aviso de que se não forem tomadas medidas drásticas o mais rápido possível para impedir o desmatamento da Indonésia, as suas florestas poderão desaparecer dentro de 10 anos.
  O habitat de espécies selvagens em extinção e as matas ricas em  carbono estão sendo destruídas em nome de papel de embalagem barata e descartável, aquele que embala a Barbie.


Matéria - Jornal do Bairro
Por Samantha Trad