quarta-feira, 6 de julho de 2011

Pílula do dia seguinte!

Faz mal?

  Se você usar num caso de emergência quando, por exemplo, a camisinha furou, e sob orientação de um ginecologista, ok. Mas ela não deve ser usada como um método anticoncepcional regular. Esta pílula tem uma dose muito alta de hormônio (a progesterona), que altera a movimentação de uma parte do útero e "atrapalha" o encontro do espermatozoide com o óvulo ou a implantação do ovo no útero. Assim, bloqueia uma possível gravidez. Pela alta concentração hormonal, pode desregular a menstruação e causar enjoo e vômitos.


Uma matéria para xeretar Aqui!
Por: Carina Brandão
sosiaamy@gmail.com

Instagram Ou Twitter: @sosiaamy

Pílula!

   Mitos e verdade sobre o tal anticoncepcional.



Toda garota que toma pílula engorda muito.

Mito

O que acontece é que a pílula pode aumentar a retenção de líquido no organismo, deixando o corpo mais inchado. Esse aumento de peso geralmente é pequeno, creca de 2 kg, e desaparece após o período de adaptação, que dura de dois a três meses. Se persistir, vale tentar outra pílula. Para combater o inchaço, faça atividade física, beba muita água e coma alimentos diuréticos como melão, morango e abacaxi.


Só quem vai transar é que deve tomar pílula.

Mito

Ela pode ser indicada para regular o ciclo ou ajudar no controle da TPM. Algumas pessoas com problema de acne também tomam pílula. Ela ajuda a neutralizar o excesso de hormônio masculino, que aumenta a oleosidade da pele e causa a acne.


Com o anticoncepcional, posso abrir mão da camisinha na hora de transar.

Mito

A camisinha ajuda a proteger de doenças sexualmente transmissíveis, enquanto a pílula não. Embora seja a pílula um método anticoncepcional com índice de eficiência perto de 99,7% (quando utilizada corretamente). Mas não protege contra as DSTs, como HIV, hepatites e HPV. O melhor é combinar os dois métodos para evitar a gravidez e as doenças.


Se eu esquecer de tomar a pílula um único dia, vou engravidar.

Mito

Se esquecer um comprimido por até 12 horas, tome assim que lembrar. Se esquecer por mais de 12 horas, tome os dois comprimidos juntos (do dia anterior e do dia atual). E se esquecer por mais de 24 horas, interrompa a cartela, faça uma pausa de sete dias, nos quais ocorrerá uma menstruação e, então, recomece nova cartela. No intervalo, não se esqueça de usar camisinha.


A gente não ovula quando está tomando pílula.

Verdade

O mecanismo que faz com que a pílula evite a gravidez é justamente inibir a ovulação. Ela é composta dos hormônios progesterona e estrógeno, que não permitem que o óvulo se desenvolva direito. Assim, não há fecundação e muito menos gravidez.


Se a pílula provocar vômito, devo tomar outra.

Verdade

Se você passar mal e tiver vômitos ou mesmo diarreia é preciso tomar outra logo em seguida, pois a ação anticoncepcional pode ter sido perdida. Mas, nesse caso, ligue para o médico para ver se foi a pílula mesmo que está causando esse tipo de reação.


O anticoncepcional ajuda a regular a menstruação.

Verdade

O hormônio estrógeno presente na pílula ajuda a regular a menstruação, além de diminuir o fluxo e a cólica. Além disso, quando se toma pílula, o ciclo é regulado pelo intervalo entre uma cartela e outra.


Antes de começar a usar a pílula, é preciso procurar a orientação de um médico.

Verdade

A pílula que sua amiga usa não é necessariamente a melhor para você. O certo é marcar uma conversa com o ginecologista, que vai pedir alguns exames de sangue e, ver suas taxas hormonais.Ele também vai levar em conta se você ttem TPM, se fica muito inchada e sofre com cólicas. E só depois disso vai receitar uma para você.


Adesivos, injeções e implantes de hormônios têm o mesmo efeito da pílula.

Verdade

Todos são métodos anticoncepcionais hormonais. Eles liberam pequenas quantidades de hormônios na corrente sanguínea e agem inibindo a ovulação - assim, evitam a gravidez. O princípio deles é o mesmo.





Você toma a pílula corretamente?


Uma matéria para xeretar Aqui!
Por: Carina Brandão
sosiaamy@gmail.com

Instagram Ou Twitter: @sosiaamy