terça-feira, 31 de julho de 2012

Quem é Rick Minervino? Veja...



 Ricardo você é sensacional, obrigada por ser meu amigo.

Mitos e Verdades sobre o Inverno

A estação fria traz com ela alguns problemas típicos desta época, como as preocupações 

de como se aquecer de forma correta, qual alimentação mais saudável,o que prejudica ou 

não nosso organismo.





Ficamos mais tristes quando está frioVERDADE.

 Isso porque há indícios de que o excesso de melatonina causa tristeza e depressão. Onde há pouca luz, produz-se mais esse hormônio. Além disso, quando está frio ficamos mais introspectivos e caseiros. Existe até uma depressão de inverno, causada pelo cansaço e pelo isolamento social.




É melhor não fazer exercícios físicos no inverno.MITO.

 "Devemos fazer exercícios físicos sempre. Ele só deve ser evitado, caso o ambiente não seja propício ou a pessoa não esteja bem de saúde, por exemplo", enfatiza José Francisco Daniel, professor de Educação Física da PUC-Campinas. Entretanto, no inverno, o tempo para o corpo se aquecer é maior, já que a temperatura exterior está mais baixa e os músculos ficam mais contraídos. Então é preciso ter mais tempo e cuidado na hora do aquecimento, para diminuir o risco de lesões


Tomar banho muito quente faz malVERDADE.

 Banhos muitos quentes e demorados prejudicam a barreira de proteção da pele, deixando-a mais ressecada. "A pele não tem apenas função estética, mas também de proteção contra a perda de água e a entrada de microorganismos", diz Gisele Cristine Teixeira Barbosa, dermatologista da Faculdade de Medicina da USP.


Mulher sente mais frio do que o homemVERDADE

Não é possível generalizar o metabolismo de todas as mulheres e de todos os homens, mas a dermatologista Ligia Kogos explica que é verdade que as mulheres são mais friorentas que os homens: “O metabolismo da mulher, de um modo geral, é mais baixo em comparação ao masculino. E o homem sente o corpo mais quente, pois tem mais massa muscular e os músculos demandam muita energia.”


Colocar baldes com água no ambiente ajuda a deixar o ar menos secoMITO.

 Esse método, apesar de conhecido, tem pouco efeito. Isso porque a evaporação da água é muito lenta. Recomenda-se utilizar um umidificador de ar.


Tomar grandes quantidades de vitamina C diminui a chance de pegar gripe e resfriado.MITO. 

 Quando temos a quantidade ideal de vitamina no nosso organismo ficamos sim mais protegidos, mas não há estudos que comprovem que a ingestão em grandes doses faça dessa proteção 100% garantida.


Não precisamos passar protetor solar no inverno porque o sol é menos perigosoMITO.

 O uso do protetor solar é indicado mesmo no inverno diariamente, isso porque os raios UVA e UVB continuam agindo e o índice de irradiação ultravioleta é mais alto no inverno, por isso nem pensar em deixar de lado o protetor solar.


Ficamos mais sonolentos quando está frioVERDADE

 Sair debaixo dos cobertores e edredons quentinhos já não é muito agradável, mas a sonolência se dá por causa da diminuição da luminosidade que acontece no inverno. O ciclo do sono é influenciado pela luz do sol, que regula a produção da melatonina, hormônio estimulado pela escuridão. Como no inverno escurece mais rápido, produzimos mais melatonina. É o excesso dela que dá mais soninho...



É mais fácil engordar no invernoVERDADE.

 É fácil cair em tentação nesta época do ano, já que aumenta a sensação de fome e a oferta de comida mais calórica é maior - além de termos preguiça de ir à academia. "O hábito de consumir comida quente, cremosa e reconfortante no inverno, pode acarretar um consumo maior de calorias do que a alimentação habitual", aponta a nutricionista Karine Nunes Costa Durães, membro do Comitê Técnico Científico da Associação Paulista de Nutrição.


Os problemas respiratórios aumentamVERDADE. 

No inverno, as temperaturas ficam cada vez mais baixas e o ar mais seco. E isso cria um ambiente propício para o aparecimento de infecções, sinusite, pneumonia, bronquite etc. Assim, há um aumento da incidência de doenças respiratórias de 30 a 40%, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).


Precisamos usar protetor labial no invernoVERDADE.

  Os lábios estão próximos da mucosa da boca e, por isso, possuem pele muito fina. Assim, tanto os extremos das temperaturas quanto o ar seco favorecem antes e com muito mais intensidade o ressecamento dessa região frágil do que a do resto do corpo. Mas a manteiga de cacau não ajuda muito, por não tem propriedades hidratantes. O ideal são cremes e protetores labiais com substâncias hidratantes que levam mais água para essa pele e/ou materiais oclusivos que impeçam a saída dessa água


Não precisamos beber tanta água no invernoMITO. 

Apesar de não sentirmos tanta sede, é tão importante se hidratar no inverno como no verão. Isso porque a hidratação é fundamental para manter a temperatura corporal. "Além disso, o ar está mais seco e, por isso, a água vai ajudar muito a repor o líquido perdido pela respiração e pela pele", aponta Gisele Cristine Teixeira Barbosa, dermatologista da Faculdade de Medicina da USP. Por isso, é importante ingerir água (mesmo sem sentir sede) durante todo o dia, além de chás e sucos naturais.


O desejo sexual diminui no frioMITO.

 A libido não tem nada a ver com o clima. O que regula esse desejo é a parte emocional e biológica do corpo humano. De qualquer forma, evite pijamas desengonçados para seu parceiro (a) não desistir da empreitada.




Sentimos mais dor no invernoVERDADE. 

"Realmente é fato que sentimos mais dor no frio, pois nossas terminações nervosas ficam mais sensíveis", explica Gisele Cristine Teixeira Barbosa, dermatologista da Faculdade de Medicina da USP. Além disso, segundo ela, devido à alteração de temperatura e ventos, a pele fica mais sensível e frágil para conseguir se manter saudável. Isso pode deixá-la vermelha ou ressecada nas áreas mais secas da face, como ao redor da boca, laterais do rosto e na região das pálpebras.


Fazemos mais xixi no frioVERDADE

O corpo mantém a sua quantidade de água constante, por meio de um processo chamado homeostase. Quando a temperatura externa é muito mais fria do que a do corpo, a quantidade de água que eliminamos pelo suor e pela respiração é bem menor. Por isso, quando está frio, quem passa a lidar com o excesso de água no nosso organismo é o rim, que controla a bexiga. Assim, fazemos mais xixi porque é a forma encontrada pelo nosso corpo para manter equilibrado seu nível de água.


Idosos sentem mais frio que jovensVERDADE.

 A pele mais fina, problemas na circulação sangüínea e uma menor concentração de gordura subcutânea tornam os idosos mais suscetíveis à diminuição de temperatura. Afinal, a gordura age no organismo como um isolante térmico. Mas isso não serve como desculpa para manter o excesso de peso, associado a muitos problemas que afetam essa faixa etária, como diabetes - melhor caprichar no agasalho.



Por: Carina Brandão
sosiaamy@gmail.com

Instagram Ou Twitter: @sosiaamy