domingo, 6 de março de 2011

Carnaval - Saiba mais sobre as Escola de Samba. Como funciona???

   Como uma comunidade, cada um tem sua função, e todos têm o mesmo objetivo: fazer a escola vencer o Carnaval. No ano inteiro, há trabalho nos barracões. Até agosto, as escolas escolhem um tema para o desfile e votam no melhor samba-enredo.  Então, o carnavalesco As alas também são criadas em cima do tema.  Depois, as costureiras e montadores dão vida às criações do carnavalesco, enquanto a bateria se prepara para embalar o tema do samba, e os foliões ensaiam para ficar com a letra na ponta da língua. Mas essa preparação é só o começo,  pois para brilhar no desfile, cada escola precisa de cerca de 4 mil pessoas divididas nos setores abaixo.





Comissão de frente


É um grupo de dez a quinze pessoas que entra primeiro na avenida para saudar o público, e apresentar a história contada pela escola, a coreografia é bastante elaborada e, por isso, muitas escolas chamam artistas circenses e grupos de teatro para a sua comissão.




Dirigentes




São os manda-chuvas da escola: presidente, presidente de honra e patrono, que, meses antes do Carnaval, vivem para o desfile, promovendo ensaios e organizando tudo.




Carro abre-alas


É o primeiro carro alegórico, que entra para começar a contar em imagens, o enredo da escola.


Carro alegórico


São cenários móveis que ajudam a contar a história do enredo. Também são chamados de alegorias.


Madrinhas


Beldades escolhidas pela escola para animar os integrantes ( e o público, claro) durante o desfile. Geralmente são passistas.


Passistas





São integrantes da escola que arrasam no samba e desfilam no chão.


Destaque


É a pessoa mais representativa de um carro alegórico.


Ala dos compositores


São as pessoas que criam o samba-enredo, meses antes do Carnaval, eles compõem músicas para embalar o desfile e a melhor vira o samba do ano, eleita por votação.


Puxadores e carro de som


O puxador ou Intérprete, canta o samba-enredo junto com um grupo de apoio. Eles vão em cima ou ao lado do carro de som.


Foliões


São as pessoas que compram as fantasias das alas para desfilar.


Mestre-sala e porta-bandeira


Casal responsável por carregar o estandarte (bandeira) da escola. Eles usam fantasias luxuosas. Apesar de a exigência ser de apenas um casal, as escolas costumam desfilar com três ou quatro deles.



Ala das baianas




Composta de mulheres que fazem parte da comunidade da escola há anos, a ala é identificada pelas saia rodada e bufante. Homens são proibido de desfilar nessa ala onde a presença feminina é obrigatória.





Rainha da bateria








Passista que anima a percussão são mulheres da própria comunidade ou artistas e celebridades convidadas pelas escolas - o que tem sido cada vez mais comum.




Mestre da bateria


É como um maestro, responsável por fazer todos os instrumentos tocarem em harmonia, no mesmo ritmo.



Bateria


Tem, no mínimo, 200 ritmistas, que tocam o samba-enredo. É ela que levanta a galera e põe todo mundo para sambar, mais ou menos no meio do desfile, a bateria dá um tempo no recuo, uma área na lateral da passarela. Dessa forma, as alas que vinham atrás passam em frente aos ritmistas, que voltam no fim do desfile.



Velha-guarda


É a ala dos integrantes mais antigos da escola, que a vida toda se dedicam ao Carnaval. Não é obrigatória, mas é bastante tradicional.





Relógio

O desfile deve durar entre 65 e 82 minutos, ou a escola perderá pontos.




Dispersão


Aqui o desfile acaba e os integrantes podem tirar as fantasias.





Concentração






Aqui os integrantes da escola se reúnem antes de começar o desfile.







Você já desfilou em alguma escola de samba?


Psiu!!! Compartilhe essa matéria, Muito Obrigada.

1 Matéria para xeretar Aqui!  
Por: Carina Brandão
sosiaamy@gmail.com

Instagram Ou Twitter: @sosiaamy