Os homens não costumam olhar pro lado e nem puxar conversa, bem diferente das mulheres. Existem banheiros masculinos que possui em suas paredes cartazes publicitários bem humorados, uma forma de prender os olhares masculinos para a propaganda.
Os mictórios mais descolados possuem diversão para entreter os usuários. Um modelo é o campinho com uma trave e uma bolinha solta. O objetivo é levar a bola até o gol com o xixi.
Junto ao ralo dos mictórios coloca-se para eliminar odores, uma planta de borracha perfumada, mas o mais popular são fatias de limão e pedras de gelo.
Os mictórios podem ser separados por pequenas baias que dificultam a visão panorâmica do vizinho. Mas isso só em lugares finos. Em estádios de futebol, há apenas um grande mictório, do tipo calha coletiva com água correndo.
Uma regra básica é geralmente o primeiro deve ocupar o mictório da ponta. Quem vem depois, usa o da ponta oposta para manter sempre um espaço de pelo menos um mictório entre os vizinhos.
Para fazer o número 2, os homens vão na cabine da privada. Fazer xixi na cabine pode motivar piadas maldosas sobre o tamanho do pênis do cara.