quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Cofrinho Amy Winehouse!



    Este divertido cofre "Amy Winehouse" é confeccionado em porcelana e faz parte da decoração aqui em casa. Vai ser sucesso também na sua casa! Agora vem cá, porque o cofrinho é em formato de porquinho? Bem, pesquisando encontrei diversas teorias para  o formato ser de  porco e não de vaca.
    Diz que num lugarejo chamado Pigger, na Inglaterra da Idade Média, havia uma argila cerâmica da qual as pessoas faziam suas vasilhas de uso doméstico, como jarros e potes.
   Com a “popularização” da moeda em metal, essas ganharam um pote de barro como recipiente doméstico, um ancestral do cofre.
    Da mistura, “argila”, “cofre”, “Pigger”, e daquelas prováveis confusões algum oleiro talvez tenha feito esse cofrinho no formato de porco.
   Outra, diz que a invenção de usar o porquinho como cofre é atribuída ao engenheiro francês Sebastian la Pestre, do século XVII.
   Por esta versão, Pestre teria calculado que em dez anos uma porca pode produzir seis milhões de filhotes e concluiu que este animal representaria bem a idéia de economizar. O dinheiro é de natureza profícua, procriativa.
   Pelo raciocínio de Pestre, a simbologia do “cofre de porquinho”, assim surge: quem mata uma porca prenhe destrói toda uma prole até a milésima geração.
   Uma outra, diz que no século XVIII, as pessoas guardavam moedas em potes feitos com uma argila chamada piggy. Certa vez, um ceramista não muito familiarizado com o assunto recebeu uma encomenda de algumas peças deste material e imaginou que o cliente queria compartimentos com aparência de pig (porco, em inglês).
   Por uma dessas formas, nasceram os cofres em forma de porquinhos, hoje tradicionais em todo o mundo.


   E você,  guarda algum dinheiro no cofrinho?

Rita Lee - Agora Só Falta Você

Projeto Sons da Nova!

Mistureba!

   Misturar destilados e fermentados dá ressaca?


   Não! Na verdade, a única coisa que influi na ressaca é a quantidade de trago que você toma. O tamanho do mal-estar só depende de quanto álcool o fígado é forçado a metabolizar. Aí não depende se ele vem de uma latinha de cerveja, de uma dose de tequila ou das duas.
   Vamos imaginar que alguém tenha bebido 3 doses de uísque em uma festa - 225 ml, que significam 90g de álcool puro no sangue. No fim da noite, a pessoa toma uma latinha de 350 ml de cerveja - são mais 15 g de álcool. Pela manhã, dor de cabeça, boca seca, desequilíbrio, mal-estar, horrível né. A culpa foi da cerveja? Não, né!
   Foi dos 115 g de álcool que no fim das contas, a única coisa que evita a ressaca é não encher a cara, independente de a fonte ser única ou variada.
  

                                                  "Aprecie com moderação"