sexta-feira, 17 de junho de 2011

Por que eu tenho cólica?

  Aquela dor tão chata, desconfortável que você sente um pouco antes e durante a menstruação é causada por uma contração do útero. Para expelir todo o sangue menstrual, ele precisa se retrair, conta com a ajuda da prostaglandina, uma substância que provoca as contrações. E, quanto mais fortes as contrações, maior a cólica. Quem tem um grande fluxo menstrual, por exemplo, costuma se queixar mais de dor. Isso acontece porque, nesse caso, o útero precisa trabalhar mais para eliminar o grande volume de sangue. A intensidade da dor e o grau do desconforto (algumas meninas costumam vomitar de dor e desmaiar em crises de cólica) também variam de mulher para mulher.




O que melhora?




   Se a dor é leve, você pode tentar as bolsas de água quente, que ativam a circulação sanguínea e, com isso, aliviam a dor. Os chás, como o de erva-doce, também podem aliviar as contrações, assim como os exercícios, que fazem o organismo liberar endorfinas, uma espécie de analgésico natural do corpo. Se as dores são muito fortes, vale conversar com o ginecologista.
    Ele pode indicar o uso de pílula anticoncepcional ou DIU de progesterona. E vai checar se as dores não têm nada a ver com outro problema mais grave.






   É tudo balela!

  Esqueça aquelas crendices populares que sua avó ou suas amigas espalham por aí. Andar descalça, beber algo gelado, entrar na piscina ou dormir com o cabelo molhado não têm nada a ver com a cólica.



 1 Matéria para xeretar Aqui!
Por: Carina Brandão
sosiaamy@gmail.com

Instagram Ou Twitter: @sosiaamy

Tirando dúvidas!?!

"Porque algumas blusas ficam manchadas debaixo do braço?"



As manchas são causadas pelo suor colorido que pode ser amarelo, azul, cinza ou preto. Essa coloração pode ser produzida pelas glândulas apócrinas - localizadas nas axilas - e expelidas junto com o suor. Ter suor colorido não chega a ser uma doença.
Essa disfunção é mais comum na adolescência. Com o passar dos anos, a produção dessas glândulas diminui.
Desodorantes antitranspirantes amenizam o problema, mas, se ainda assim você se incomodar, vá a um dermatologista, há remédios que resolvem o probleminha.