sábado, 18 de setembro de 2010

No Túnel do Tempo!

Quer saber como viviam os jovens nos anos 60, 70, 80 e 90? Então se jogue....

Mick Jagger



  Fiquei um dia imaginando, se eu pudesse criar uma máquina do tempo ia curtir um dia inteirinho com a galera dos anos 60. Ia adorar que ela me levasse aos anos 70, 80 e 90 e relembrar muitos momentos.....
  Já que a tal máquina não existe, resolvi fazer uma retrospectiva das últimas quatro décadas por aqui mesmo. Você vai ficar por dentro de tudo que os jovens vestiam, ouviam e de como se comportavam na época....Vamos nessa?


Anos 60


Fusca 68

Essa década foi marcada por grandes mudanças de comportamento. A vontade de se rebelar e a luta pela liberdade de se expressar sacudíram a juventude.







Música

 

O Rock'n'Roll faz a cabeça de 10 entre 10 adolescentes. Os Beatles e os Rolling Stones levam milhares de fãs ao delírio. Aqui no Brasil surge a Jovem Guarda, com Roberto carlos, Erasmo Carlos e Wanderléia. Os memoráveis festivais de MPB revelam talentos como Chico Buarque e Caetano Veloso. 





Moda e beleza




A minissaia e o vestido tubinho viram febre, assim como as estampas psicodélicas...



 Acreditem, as botas brancas eram  desejadas pelas mulheres dos anos 60, já nos dias de hoje tem quem diz que bota branca é a coisa mais brega que existe. A maquiagem da modelo Twiggy é um sucesso: olhos marcados com delineador e batom clarinho.

Comportamento

Feministas queimam seus sutiãs e reivindicam direitos iguais aos dos homens. Surge o anticoncepcional. No Brasil, os movimentos estudantis contra a ditadura militar também marcam a década. Aparecem os hippies, uma turma que prega a paz e o amor.



A balada


Woodstock foi o festival de rock mais importante da década com jimi Hendrix e Janis Joplin.
Janis Joplin também tornou-se conhecida no  final dos anos 60 como vocalista da banda Big Brother and the Holding Company, e posteriormente como artista.

Jim Morrison, o líder do The Doors



Oque era moda na tevê

Ninguém perdia a novela "Direito de Nascer", os festivais de MPB e o programa Jovem Guarda.


Para se sentir nos anos 60

Ouça: I want To hold your hand (Beatles), Splish Splash (Roberto Carlos) e
 Light My Fire (The Doors).

Assista: Ao mestre com carinho (1967), Help! (1965) e Hair (a história é dos anos 60).


Os mutantes: Rita Lee bem novinha!





Anos 70


Década colorida, cheia de estilo. Não houve tanta preocupação política como nos anos 60, mas a galera da época se divertiu pra caramba!




Música


O disco music começa a bombar no mundo todo. Ninguém consegue ficar parado (aliás, até hoje, as pessoas mexem seus esqueletos com as músicas de Abba, Village People, Gloria gaynor, Donna Summer....       
O Rock começa uma nova fase depois do fim dos Beatles. vale a pena destacar alguns nomes importantes da época como Pink Floyd, Black Sabbath, Led Zeppelin, Queen e Kiss, e não só eu, mas todo mundo que é apaixonado  agradece!




Moda e beleza




O estilo hippie ainda é muito usado. As calças boca-de-sino e os sapatos de plataforma são os queridinhos da maioria.
O colete, também vira peça fundamental de moda, assim como os acessórios artesanais (colares de miçangas, bolsas de crochê...) eu mesma lembro que quando criança minha mãe comprava milhões de miçangas coloridas e assim eu criava colares para vender pra galera do Guarujá.



  As Meias de lurex são quase um uniforme para ir à discoteca. O estilo "índio apache", com roupas de carmuça e franja (!!) também tem seua adeptos. A pele ideal é a bronzeada, com jeitão de praia. Os cabelos eram usados soltos e o franjão é obrigatório. Tudo no melhor estilo Farah Fawcett, a atriz do seriado as panteras, até hoje vejo mulheres com esse modelo, mas acho ultrapassado para os dias de hoje...

O Black Power também está com Tudo!




Comportamento

Muitos chamam os anos 70 de "A década de Eu". As pessoas, que até então estavam na onda dos protestos, tentaram mudar o mundo, agora comecam a voltar-se para o seu interior. Está em alta a preocupação com a saúde, os exercícios, os cuidados com o corpo, assim como nos tempos de hoje. As mulheres por sua vez continuam lutando por seus diretos. Essa é, também, uma época em que os jovens dançam bastante.


A Balada

Para os brasileiros, uma das festas mais marcantes é a comemoração da vitória do Brasil na copa do mundo no México, em 1970. Afinal, é o tricampeonato. No campo, os torcedores não se intimidam: arracam dos jogadores peças do uniforme.


O Que era Moda na Tevê

Os seriados americanos "As Panteras"e "Dallas"tinham altos índices de audiência, assim como as novelas brasileiras "O Bem Amado", "Gabriela"e "Dancin'Days".


Para se Sentir nos Anos 70 

Ouça:
 Dancing Queen (ABBA)
Maluco Beleza (Raul Seixas)
I Will Survive (Gloria Gaynor)
YMCA (Village People)
Stair way to Heaven (Led Zeppelin)
The Wall (Pink Floyd)

Assista:
Tubarão (1975)...até hoje na sessão da tarde passa, nossa!
Rocky, Um lutador (1976) esse então nem se fala!
E o imperdível "Embalos de um Sábado à noite"(1977), que é um marco da época e faz bombar a disco music.





ANOS 80


  Oh, os anos 80...Os melhores anos da minha vida, década do visual exagerado, do rock brasileiro, dos brinquedos eletrônicos.


                                                Música




O Rock Nacional ganha aliados de peso: Legião Urbana, Ira, Capital Inicial, Paralamas do Sucesso, Ultraje a Rigor, Titãs, Barão Vermelho, Blitz, Rpm, ainda bem, não é mesmo. Tudo isso leva eu e o jovens brasileiros ao delírio,  dentro e fora das festinhas de garagem. As Boybands como Menudo, Dominnó e Polegar, fazem a meninada gritar. Michael Jackson, Guns n'Roses, Madonna, U2, e o gato do Jon Bon Jovi também estão com tudo e mais um pouco.


Moda e Beleza


A maquiagem que até então estava apagadinha, vibra como nunca! A boca tinha que ser vermelhona (a moda era ter um batom 24 horas).
A calça baggy (com a cintura bem alta, larga nas pernas e justa nas canelas) e a saia balonê (larguinha nos quadris e justa nas pernas (são as favoritas das meninas). Além disso, outras peças alcançam a preferência da galera e ganham as ruas: polainas, pochete, calça fuseau, relógio que mudava de pulseira, colete e, ombreiras(!!) O gel em abundância gruda a cabeleira de homens e mulheres. E o estilo sertanejo- com fios espetados no alto da cabeça, (aquele do Xororó) e um belo mullet- também é moda    






Eu tive um e agora tem para vender novamente, adoro!



Comportamento

A descoberta da Aids muda o comportamentosexual das pessoas,
que, até então, pregavam o amor liver. O sexo começa a ser visto com mais
 conservadorismo e a camisinha passa a ser indispensável. Os jovens começam a
conviver com o Atari, me lembro que eu e meu irmão jogavámos o dia inteiro, e
 outros brinquedos eletrônicos são quase obrigatórios em todos os lares, inclusive
 em casa, pois meu pai era dono de uma das loja de brinquedos da Estrela, não tinha
 como não ter sempre as novidades , e nós reuniámos os vizinhos para brincar com a gente. 
 Foi uma época bastante divertida, isso foi.







A Balada

Em Janeiro de 1985, um grande festival marca para sempre a história da música:
 O Rock in Rio, meus tios e minha mãe inclusive comentam sobre o assunto até hoje.
Foram dez dias de shows em um espaço batizado como a cidade do rock, no bairro de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Queen, Nina hagen, Ozzy Osbourne, AC/DC, Iron M aiden,
 Yes, Whitesnake e Scorpions são algumas das principais atrações internacionais, uma pena
eu ser tão pequenina na época.
E há muitos brasileiros na lista de apresentações: Barão Vermelho, Blitz, Paralamas do Sucesso, Kid Abelha, Rita Lee, entre outros.


O Que era Moda na Tevê


Ninguém perde Armação Ilimitada e T.v Pirata. As crianças se divertem com chaves,
Super Vicky, e o Xou da Xuxa, que menina não sonhava em ser a paquita da Xuxa.
A novela "Vale Tudo", com o grande mistério "Quem matou Odete Roitman", foi a
campeã incontestável de audiência.







Para se sentir nos anos 80


Ouça:

Thriller (Michael Jackson)
Material Girl (Madonna)
Weekend (Blitz)
Eduardo e Mônica (Legião Urbana)
Música Urbana (Capital Inicial)
Não se reprima (Menudo)
Patience (Guns'n Roses)
With or Without You (U2)







Assista:


E.T- O extraterrestre (1982)
Top Gun (1986)
Curtindo a vida adoidado (1986)
Flashdance (1983)




Chapolin Colorado: Um clássico!!!
Quem nunca se divertiu com ele?








Que cheirinho Gostoso!



Moranguinho, Cafezinho, Cajuzinho, Bananinha, Maçazinha, Uvinha, Coquinho,
 Abacaxi, eu tinha todas e amava os cheirinho das bonecas, era viciante, me lembro da
casinha em formato de morango que vinha com um forninho e uma rede para o descanso da Moranguinho.



A minha favorita, já tive até o cabelo da mesma cor!




ANOS 90

A tecnologia invadiu a vida das pessoas, que passaram a se comunicar como nunca. Internet, celular...é a era digital chegando, e que bom, pois nós hoje não vive sem um celular, e um computador, não é mesmo....





Música



O movimento grunge, que nasce em Seattle, Estados Unidos, é um dos grandes marcos da década, com representantes de peso, como Nirvana, Stone Temple Pilots, Alice in Chains e Pearl Jam. No começo da década, o New Kids on The Block enlouquece todas nós meninas que catavam sem parar. A turma dos Mamonas Assassinas não fica atrás, com suas piadas escrachadas. Muitos outros artistas também brilham. Red Hot Chilli Peppers, Metallica, Green Day, Spice Girls.




No Brasil, grupos como Skank fazem bastante sucesso, e o axé agitou multidões, dentro e fora do Carnaval. Além de todas essas novidades, dois fatores marcantes para a música: o surgimento do cd e, no caso do Brasil, a vinda da MTV.



Moda e beleza


A calça de cintura baixa conquista todo o mundo, deixando o visual mais sensual. Na contramão, vem o grunge, que traz as calças cortadas, a camisa xadrez que eu tanto adoro, o jeito rebelde e largadão. No entanto, todo o exagero nos anos 80 é deixado de lado. A maquiagem passa a ser mais discreta. O batom vermelho cede lugar ao cor-de-boca. Além disso, começa nessa fase a obsessão pelo corpo perfeito. Nessa década, as mulheres cheias de curvas são tachadas como "Fora dos padrões" para o desespero da maioria.



Comportamento

O "ficar" se torna popular entre os jovens. Nada de compromisso! As tatuagens e os piercings passam a fazer parte da vida e personalidade dos adolescentes, inclusive a mim, que na época chegava em casa sempre com uma novidade para mostrar. A internet também vem com tudo para mexer radicalmente com a vida dos jovens: é aí que começam os namoros virtuais, o acesso à informação fica mais rápido e fácil. A t.v a cabo e o telefone celular também se tornam mais populares.



A Balada





O Hollywood Rock, que acontece em São Paulo e no Rio de Janeiro, em 1993, traz bandas como Nirvana, Alice in Chains, Red Hot Chilli Peppers e L7.



O Que era Moda na Tevê

Eu mesma não perdia um único episódio de Malhação e de Barrados no Baile, Melhose Place, Beavis e Butt-Head, (inclusive minha mãe fazia a risadinha deles igual), e os clipes da MTV.





Para se sentir nos Anos 90

Ouça:

Smell Like Teen Spirit (Nirvana)
Pelados em Santos (Mamonas Assassinas)
She (Green Day)
Step By Step (New Kids on the Block)
Jackie Tequila (Skank)


Assista:

Caçadores de emoção (1991)
Thelma e Louise (1991)
Central do Brasil (1998)



Informações: Revista Capricho


Quer falar comigo?


Psiu!!! Compartilhe essa matéria, Muito Obrigada.

1 Matéria para xeretar Aqui!    
Por: Carina Brandão
sosiaamy@gmail.com

Instagram Ou Twitter: @sosiaamy

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥