sexta-feira, 13 de maio de 2011

Celulite, não!

   A celulite cresce e aparece por motivos diversos e associados. Conhecendo as causas, temos maiores chances de vencer a luta.
   Por genética, assim como herdamos os belos cabelos ou olhos de nossas mães, podemos nascer com uma maior predisposição para a celulite se caso sua mãe também tem a maldita da celulite.
   Crie uma rotina de cuidados com o corpo, como alimentação equilibrada e prática de exercícios são as principais armas para evitar que a celulite se instale ou se agrave.
   A presença no organismo do hormônio feminino estrógeno já é um passo para o aparecimento dela, então controle as taxas hormonais com exames clínicos regularmente e trate as alterações com acompanhamento médico. Siga uma dieta com restrição de sal e faça sessões regulares de drenagem linfática.
   A má circulação sanguínea deixam as paredes dos vasos mais permeáveis provocando um desequilíbrio que, associado a outros fatores causa celulite, então combine drenagem linfática com o uso de mais compressoras e caminhadas para estimular a circulação sanguínea e o trabalho da linfa, que carrega as toxinas para fora do corpo.
   O excesso de peso também contribui para o aparecimento da celulite, pois a gordura interfere no metabolismo hormonal dos estrógenos, aumentando a sua concentração no organismo. Em excesso provocam acúmulo de gordura e retenção de líquidos, além disso, cheias, as células adiposas incham e pressionam os vasos sanguíneos e linfáticos, dificultando a eliminação de toxinas.
   Siga uma dieta com um mínimo de substâncias tóxicas que retenham líquidos (sal) ou que contribuam para o acúmulo de gordura. inclua no cardápio alimentos que favoreçam os processos de eliminação (frutas, grãos e cereais integrais). Atividades físicas são essenciais para evitar a formação de depósitos adiposos.
   O estresse estímula a produção de cortisol no sangue, substância responsável pelo aumento de retenção líquida, e o corpo não consegue eliminar as toxinas como deve, fator determinante para ela surgir.




   Mitos e Verdades


Refrigerante causa celulite?

   Os refrigerantes e os doces em geral, favorecem o ganho ponderal e o acúmulo de gordura localizada, o que pode agravar a celulite. Substitua por versões diet/light, água com ou sem gás, ou por sucos naturais.


Beber água evita celulite?

   O consumo de água é importante para a saúde em geral, porém nenhum estudo científico demonstrou que o aumento da ingestão de água pode prevenir ou melhorar a celulite.
  


Anticoncepcional piora a celulite?

   O estrogênio está rrelacionado a celulite, e as evidências são: a celulite acomete mais em mulheres do que em homens; o seu início é após a puberdade, e ela piora na gestão e durante o uso de anticoncepcionais ou repoição hormonal estrogênica.


E o ácool?

   As bebidas alcoólicas são bastante calóricas, favorecendo o ganho de peso e ainda piorando a situação de sua celulite.


Celulite tem cura?

   Celulite pode ser tratada ou melhorada através de muitos tratamentos, inclusive o emagrecimento e o controle de peso ajudam bastante.


Chocolate dá celulite?
 
   Todos os alimentos calóricos e principalmente os que contém gorduras e açucares, podem causar celulite, e o chocolate que você tanto ama comer está nessa lista.




   Você faz ou já fez algum tratamento para a celulite?

 1 Matéria para xeretar Aqui!
Por: Carina Brandão
sosiaamy@gmail.com

Instagram Ou Twitter: @sosiaamy