terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Dedos Murchos!!!

   Você já se perguntou porque só os dedos murcham na água?


 Porque eles não têm glândulas sebáceas. Elas produzem uma oleosidade natural que nos protege. Como os dedos não possuem esse "manto protetor", sempre que mergulhamos na piscina ou passamos horas no chuveiro, eles acabam perdendo água por osmose. Lembra das aulas de química? A solução menos concentrada tenta entrar em equilíbrio com a substância mais concentrada. Voltando: água do corpo "quer encontrar"a água de fora, e o único caminho que ela encontra para sair é a ponta dos dedos, que murcham.
 Mas fique tranquilo, pois mesmo que a água saia da nossa pele por osmose, ela não entra. A estrutura da nossa pele é inteligente: água, suor etc...só saem - nada entra. Se não fosse assim, poderíamos inchar nos dias de chuva, ou enxugar a louça com as próprias mãos.
 A natureza é sábia, por isso os peixes têm escamas e não pele, porque com a osmose constante (afinal eles vivem embaixo d'água) eles seriam totalmente murchos. A escama é uma película impermeável que não deixa a água do seu organismo ir embora com a correnteza do rio.


Psiu!!! Compartilhe essa matéria, Muito Obrigada.

1 Matéria para xeretar Aqui!    
Por: Carina Brandão
sosiaamy@gmail.com

Instagram Ou Twitter: @sosiaamy