domingo, 15 de janeiro de 2012

Xô Estrias!

 Uma estria aparece quando você cresce ou engorda bastante em um curto espaço de tempo, a elasticidade da pele não acompanha o processo. Aí, meus queridos e querida, as fibras de colágeno, que dão firmeza à pele, se rompem e nascem as estrias. 
 Os vasos sanguíneos tentam se reorganizar em torno da fibra que se arrebentou e elas ficam vermelhas. Só depois de cicatrizadas, as estrias ganham a cor branca.


 Existem três tipos de estrias, que são diferenciadas por suas cores. De acordo com o tom, você consegue saber qual o tratamento mais indicado para a estria. 



  •  Vermelhas: ainda tem jeito! Elas são recentes e têm essa cor porque alguns vasos sanguíneos também se romperam juntamente com as fibras. São as que respondem melhor aos tratamentos.
  •  Rosas: a cicatrização está em pleno vapor, por isso a estria já mudou de cor. Mas ainda dá tempo de tratá-la.
  •  Brancas: xiiiiiiiiiih. Nesse estágio, a estria está cicatrizada e é praticamente impossível apagá-la. O tratamento pode apenas melhorar o seu aspecto.

  Para prevenir tome bastante água para hidratar  corpo. Também vale incluir sucos naturais no cardápio. Uma boa hidratação melhora a elasticidade da pele.
 Procure comer alimentos que reforcem as fibras de colágeno da pele, como proteínas animais (carne vermelha, frango, peixe), frutas com vitamina C (laranja, acerola) e zinco (frutos do mar).

 Existem tratamentos para você disfarçar as linhas como cremes à base de ácido glicólico ou retinoico que descama a pele, ativando a produção de colágeno na área. Indicado para estrias vermelhas e rosadas. Tem também o de luz pulsada, é um aparelho que estimula a reconstrução da fibra. Se sua pele for morena ou negra, é bom evitar pois pode manchar. Dizem que melhora em até 40% feito 5 sessões, e se combinado com o creme, a sua eficácia aumenta.