domingo, 31 de outubro de 2010

Como surgiram os Sobrenomes?

da Silva, Pereira, Santos, Brandão, Sampaio, Padilha, Soares, Machado, ...

   Eles vieram dos apelidos. Até o século XII, as crianças recebiam apenas um nome quando nasciam. Toda Carina era apenas Carina. Mas, para facilitar a comunicação (afinal, tinha muita gente com o mesmo nome por aí), as pessoas passaram a se referir às outras usando características pessoais. Por exemplo: "Você convidou a Carina para a sua festa?" "Que Carina?" "Aquela que mora na casa com um pé de café." Aos poucos, para agilizar, as pessoas já usavam o apelido junto ao nome: " Convide Carina Café". Abaixo, outros tipos de apelido que foram parar na lista telefônica.

   Os apelidos também podiam se referir a características físicas. Por exemplo Branco, para uma pessoa de pele clara ou Negrão para alguém de pele escura.

   O humor e a personalidade do sujeito acabava virando marca. Leão ou Severo, por exemplo, se tornaram sobrenomes comuns em famílias menos calmas ou menos alegres.

   Também pela descendência havia quem ficasse conhecido pelo nome dos pais. Márcia Rodrigues era filha do Rodrigo.

   Dependendo da atividade da família era o jeito mais comum de batizar alguém.
   É provável que os antepassados do piloto Michael Schumacher fossem sapateiros, já que shoe maker é fazedor de sapatos em inglês.

  





  Este texto foi adaptado do livro "Como Fazíamos Sem" ( Bárbara Soalheiro, Panda Books, 2006), que também conta como era a vida antes da geladeira, da escova de dentes, do divórcio...Muito bom este livro, vale a pena ler e matar as curiosidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário