quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Doce, Doce, Doce! Cuidados com o açúcar.

   Controlar o açúcar é essencial, mas dá para liberar o adoçante?



1- Quanto açúcar eu posso?

  Só 10% das calorias diárias devem vir do açúcar. Assim, numa dieta de 1,2 mil kcal, você pode comer 30g. Mas você tem que contar não só o açúcar que usa para adoçar mas também o que está em achocolatados, sorvetes, bolachas...Por isso, é legal usar com moderação os adoçantes que ajudam no controle do peso e evitar, a longo prazo, a obesidade.




  2- Adoçante não engorda?

  Os adoçantes podem ser naturais, feitos de frutas ou plantas, como a frutose e a stévia, ou serem sintéticos, como o aspartame e a sacarina. Os naturais têm poucas calorias, e os demais, nenhuma. E todos eles têm diferenças entre si - o poder de adoçar, o gosto, se podem ser usados para cozinhar....


  3 - Ouvi dizer que o adoçante pode engordar mais que o açúcar. É verdade?

  O açúcar tem 4 kcal por grama. Uma pequena quantidade, como uma colher de sopa, cerca de 15g, tem 60 kcal. Já a sacarose, por exemplo, tem 4 kcal em 1 g e adoça até 500 vezes mais que o açúcar comum. Ainda não foi comprovado que o adoçante engorda. O que saiu em revistas e jornais foi um estudo feito com ratinhos, que engordaram e tiveram mais fome depois que começaram a comer iogurte com adoçante. Mas não há nenhuma pesquisa feita com humanos nesse sentido e os médicos continuam indicando o adoçante para ajudar no controle e na perda de peso e na alimentação dos diabéticos (que não podem ingerir açúcar).


  4 - Tem algum tipo de contraindicação?

  O adoçante é aprovado pelos órgãos de saúde no Brasil e exterior. Mas existe uma quantidade limite de adoçante que você pode consumir por dia, de acordo com o seu peso. E isso rola por ele ser uma substância nova e não haver muitos estudos sobre ele. Por isso, fique esperta na quantidade ideal para você. De aspartame, por exemplo, você pode consumir 40 mg por cada quilo de seu peso total por dia. E você tem que contabilizar tudo que ingere - com suco, refrigerante, iogurte, bala, chiclete...


  5 - Todo produto light tem adoçante?

  Não necessariamente. Um produto pode ser chamado de light quando tem pelo menos 30% a menos de algum ingrediente que pode ser açúcar, gordura ou sal. Por isso, tem produto light que tem açúcar.


  6 - Chocolates sem açúcar é mesmo mais calórico?

  O pior é que sim. Eles são feitos para quem tem diabetes, então, não têm açúcar, mas uma maior quantidade de gordura, usada para deixar o produto mais cremoso. Por isso, quando qualquer coisa diet, compare, olhando no rótulo, a quantidade de gordura existente nele e numa versão normal.


  7 - O que os refrigerantes zero têm de diferente dos light?

  O termo zero quer dizer "zero açúcar", mas os refris zero têm adoçante, sim. A diferença é o tipo do adoçante, que tem o gosto mais suave e, por isso, parece que não tem adoçante. Nas calorias, os zero, diet ou light são quase iguais.



   Informações: Gisele Pavin, nutricionista da Equilibrium Consultoria em Nutrição e Bem-Estar.



   Você prefere açúcar ou adoçante?


 1 Matéria para xeretar Aqui!
Por: Carina Brandão
sosiaamy@gmail.com

Instagram Ou Twitter: @sosiaamy