No início, uma peça restrita às damas da alta sociedade.
Certamente você já ouviu falar que Santos Dumont, que inventou o avião em 1906, também foi o que inventou o relógio de pulso. Infelizmente, no entanto, trata-se apenas de uma lenda, não cabendo ao ilustre brasileiro os louros por esse outro grande invento. A realidade é que o relógio de pulso foi inventado em 1810 - isso mesmo, quase cem anos antes - pelo relojoeiro norte-americano Abraham Louis Breguet.
No início, a peça era usada apenas por mulheres e, geralmente, feita por encomenda para as damas da alta sociedade dos Estados Unidos e da Europa.
O relógio de pulso tornou-se mais sofisticado a partir de 1868, quando uma empresa suíça criou as pulseiras de brilhantes, o que tornou seu uso ainda mais restrito ao universo feminino.
Mas Santos Dumont tem participação nessa história também vai....Em suas primeiras tentativas de voo, ao perceber que precisava controlar o tempo sem tirar as mãos dos controles de suas máquinas voadoras, encomendou a um amigo joalheiro francês - ninguém menos que Louis Cartier - um relógio que ficasse preso ao pulso por tiras de couro. A partir daí, a peça se popularizou também entre os homens, que até então usavam apenas os modelos de bolso, aqueles iguais ao do vovô, e tornou-se um dos ícones do século xx em todo o mundo.
Com o passar dos anos, evoluiu em termos tecnológicos e conquistou espaço cativo no mundo da moda. Desde então, "vestir"o pulso é, cada vez mais, uma questão de estilo e bom gosto.
Uma matéria para xeretar Aqui!
Por: Carina Brandão
sosiaamy@gmail.com
Instagram Ou Twitter: @sosiaamy
Nenhum comentário:
Postar um comentário