Vou contar para vocês sobre os principais...
Hype - Se está em alta, é hype!
Inicialmente usada para supervalorizar uma pessoa ou uma mercadoria, essa palavra inglesa entrou para o vocabulário da moda nos anos 90. Virou sinônimo de algo que está fazendo muito sucesso no momento, como as bolsas com franjas e as botas caubói, hypes desta temporada.
Oversized - A tradução para esta palavra inglesa é "bem grande".
O termo é usado para peças com tamanho amplo. Nesta estação, por exemplo, a skinny dá lugar a modelos de calças oversized (sarouel, boyfriend's pants, pantalona, harém).
Outras peças, como blusas e bolsas, também podem ganhar esse adjetivo.
Hi-lo - Formado pelas palavras inglesas high e low (alto e baixo), é um mix de peças extremamente opostas: caríssimas com superbaratas ou despojadas com outras cheias de brilho. É o queridinho das celebridades, como Beyoncé e J-Lo.
It- Ter um IT significa ter algo a mais. Uma peça específica por ser o IT que faltava no seu look. Uma IT girl é uma garota que se destaca pelo estilo e é copiada por outras meninas. A Paris Hilton, com seus minivestidos, é uma IT girl. A Kate Moss também.
A inglesa já lançou várias tendências, como a da calça skinny e da ankle boot.
T-shirt - O termo começa com a letra T para associar justamente ao formato da camiseta.
O legal da T-shirt é que ela pode expressar a opinião e a personalidade de uma pessoa. Por exemplo: uma garota romântica usa T-shirt com estampa de coração. Uma menina que curte rock prefere estampas de banda e uma menina básica sem estampa.
High-tech - Vem de high technology, (alta tecnologia, em inglês) e é usado para roupas com design arrojados e materiais sintéticos. O dry-fit, por exemplo, tecido usado em roupas esportivas, permite que o suor evapore e a peça fique seca rapidamente.
Streetwear - A moda de rua é esportiva e despojada. Ganhou força nos anos 80, quando o tênis saiu das quadras e foi parar no pé da galera. Uma precursora do estilo é Madonna. Em 1994, ela usou um vestido da Adidas e fez a marca virar um ícone do streetwear.
Prêt-à-porter - Sabe aquela blusa que você tem e sua amiga também? Ela é prêt-a-porter. Do francês "pronto para usar", o termo se refere a uma produção volumosa da mesma peça, o famoso P, M e G. Nos anos 40, a expressão ganhou força nas principais passarelas mundiais.
Pin-up - Durante a Segunda Guerra Mundial, nos anos 40, os soldados se divertiam com fotos de pin-up girls (garotas penduradas). Elas estampavam os calendários dependurados nas paredes. O estilo era sensual: pernas de fora, peças que marcavam a cintura e decotes generosos.
Mas nunca vulgares. É o look da personagem Betty Boop e da cantora Katy Perry.
Vintage - A palavra de origem inglesa indica a safra de um vinho (vint = safra da uva e age = idade). Nos anos 80, veio para a moda como uma referência a roupas de outras épocas que ganharam valor por sua antiguidade, como acontece com o vinho. Você pode achá-las em brechós ou dando uma boa vasculhada no armário da vovó.
Uma matéria para xeretar Aqui!
Por: Carina Brandão
sosiaamy@gmail.com
Instagram Ou Twitter: @sosiaamy
Nenhum comentário:
Postar um comentário