domingo, 31 de outubro de 2010

Dia das bruxas!





   O Dia das Bruxas (Halloween é o nome original na língua inglesa) é um evento tradicional e cultural, que ocorre nos países anglo-Saxônico, com especial relevância nos Estados Unidos,Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações dos antigos povos (não existe referências de onde surgiram essas celebrações).



                                              Bruxa do 71



  


   Seu verdadeiro nome é Dona Clotilde, mas Chaves, Chiquinha e Quico são capazes de jurar que ela é na verdade uma bruxa!
   Apaixonada por Seu Madruga, sempre tenta conquistá-lo, preparando várias comidas gostosas, de sobremesas a frangos assados. As comidas costumam ser visadas e roubadas pelas crianças da vila. As mesmas costumam fazer piadas e demonstrar medo dela devido à sua aparência envelhecida e sua peruca azul (assim como seu longo vestido), fazendo com que ficasse conhecida como "Bruxa do 71", devido ao fato de morar na residência de número 71, próxima à de Dona Florinda.
   Clotilde, em certo ponto da história, possuiu um pequeno cachorro chamado "Satanás", que ficava escondido em sua casa devido a uma proibição apoiada ferrenhamente por Dona Florinda, que abominava animais e crianças pequenas na vila, chegando a pregar cartazes explicitando as proibições, consideradas ridículas por Dona Clotilde, que, mesmo com uma situação financeira tão boa quanto a de Florinda, não se considerava superior aos outros, como a vizinha.                            





               Qual o significado das abóboras para as bruxas?



 Dizia a lenda que um homem chamado Jack,após a morte, foi proibido de entrar no paraíso porque enquanto esteve na terra foi pão-duro. Já as portas do inferno foram fechadas porque fez o diabo de bobo, escavando, no interior do tronco de uma árvore, uma cruz. O demônio ficou aprisionado lá dentro até jurar que nunca mais iria provocá-lo com tentações.

Sem ter para onde ir Jack foi condenado a andar na escuridão até o juízo final. Então, ele implorou a Satã que acendesse brasas para iluminar seu caminho. O diabo deu-lhe um pequeno pedaço de carvão incandescente.

Para proteger a luz, o irlandês colocou o carvão dentro do buraco de um nabo.

Surgiu assim o "Jack o'Lantern" (Jack da Lanterna) como é conhecido.

A idéia de usar um nabo surgiu com os Celtas, povo que se espalhou pela Europa entre 2 000 e 100 a.C. Um dos símbolos do seu folclore era um grande nabo com uma vela espetada.

Quando os irlandeses chegaram aos Estados Unidos, encontraram pouquíssimos nabos nos campos. Mas havia abóboras em abundância. Os imigrantes fizeram a substituição.


 



Fonte sobre a abóbora:




   Feliz Dia das Bruxas!
Você sabia que...
......que a Bruxa dos 71 morreu aos 71 anos?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário