domingo, 2 de janeiro de 2011

Chapéu Panamá!

   Proteja-se do Sol com muito charme neste Verão!


   Você sabia que a matéria-prima usada para a fabricação do famoso chapéu panamá é a folha de palma (Cardulovica palmata), conhecida como paja toquilla. Essa planta é cultivada principalmente nas partes montanhosas da costa e do oriente equatorianos, nas províncias de Manabí, Guayas, Esmeraldas e Monora Santiago.
   Conta a história que quando os conquistadores espanhóis chegaram na região na qual hoje estão as províncias de Guayas e Manabí, situadas na costa equatoriana, registravam nativos (indígenas) usando chapéus de palha que cobriam suas orelhas e pescoço.
   Esses chapéus pareciam toucas, como as utilizadas pelas freiras e viúvas na Europa, então os conquistadores o chamaram de toquillas. E chamaram a palha, com a qual os chapéus são feitos, de paja toquilla. O chapéu panamá recebeu este nome simbólico quando o explorador Teddy Roosevelt participou da inauguração do canal do panamá, em 1913, e recebeu como presente um chapéu de palha equatoriano. Sem saber a verdadeira procedência do chapéu, ele agradeceu o presente e o chamou de chapéu do panamá.
   De lá pra cá o chapéu de palha obteve grande desenvolvimento e sua presença, em nível mundial, tornou-se cada vez mais notória. Ele passou a ser um acessório indispensável no guarda-roupa das pessoas de bom gosto. O chapéu panamá é confeccionado nas cidades de Cuenca e Montecristi, ambas no Equador. Os segredos de sua fabricação do chapéu panamá são passados de geração em geração. Cada chapéu é único, totalmente artesanal, e por isso deve ser cuidado com muito carinho.



   Você prefere boné ou curte usar um chapéu estiloso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário