quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Que Bafão!!!! Xô mau hálito.

   Boa de Boca!

  Boca bonita não é só passar gloss ou batom, é preciso ter dentes bem cuidados!




  Você sabia que para cuidar bem dos dentes é preciso escová-los após as refeições. E, mais do que isso, é preciso fazer a limpeza corretamente:

  •   Comece pelo fio dental. Segure-o entre o polegar e o indicador, deslize-o para cima e para baixo.
  •   Com uma escova de cerdas macias, limpe os dentes, fazendo movimentos circulares de cima para baixo, na parte da frente e de trás dos dentes. Não se esqueça de escovar a língua para tirar o excesso de bactérias que causam o mau hálito.
  •   Finalize com um enxaguatório bucal (procure o que têm o selo da Associação Brasileira de Odontologia).






  Nunca faça!



  Jamais use seus dentes como abridor de garrafa ou como alicate - para fechar o elo do seu colar.
   Não fique mordiscando tampas de caneta e pontas de lápis. isso pode entortar, lascar ou até mesmo quebrar seu dente.
   Procure não roer as unhas. Esse hábito pode provocar vários danos, entre eles, entortar seus dentes.
   Não deixe de escovar os dentes após comer balas, doces e outras guloseimas - precisa explicar por quê?



  Aparelhos dentários

  Eles são a salvação para corrigir imperfeições e alinhar os dentes tortos. Além dos fixos e dos móveis convencionais, existem novos modelos superdiscretos para quem tem pavor daquele sorriso metálico. Entre os mais cobiçados estão os aparelhos invisíveis, feitos de acetato e que lembram uma capa de plástico transparente. E há os que ficam escondidos mesmo - as peças são mais arredondadas e ficam coladas na parte interna da boca. Custam caro (de 7 mil a 12 mil reais), mas vale se sua saúde e auto-estima estiverem em jogo.



  Cuidado com a comida


  Pegue leve no refrigerante, chá, café, eles vão estragando aos poucos o esmalte e detonam a cor dos dentes. E fuja do excesso de doces e alimentos muito gordurosos, que aumentam a chance de você ter cáries.


  A escova certa

  Ela pode ser do tipo convencional, a pilha ou elétrica, eu dou preferência as convencionais, pois já tive a com pilha, detalhe: a escova molha, a pilha também, resultado : não funciona!
   O mais importante é que tenha a cabeça compatível com seu tamanho de boca, ou seja: quem tem boca pequena deve usar escova com cabeça pequena. As cerdas devem ser macias para não machucar a gengiva e a língua quando você escová-las.

  Lembre-se



  As escovas convencionais devem ser trocadas a cada quatro semanas.
   Guarde sua escova em um local limpo, seco e ventilado
   A escova é uma via de transmissão de várias doenças. Não empreste nem pegue a escova emprestada de ninguém. Também não deixe sua escova em contato com outras escovas.


  Passa o fio!!!

  O fio dental limpa os espaços entre os dentes. Os melhores são os encerados, que não traumatizam a gengiva, e com flúor. Passe o fio antes de cada escovação.
   Os fios finos são indicados para quem tem dentes muito juntos e a fita dental é para quem tem espaços largos entre um dente e outro.


 Clareamento dental




  Uma vez resolvi fazer o clareamento dental, cheguei na minha dentista e falei: - Quero os dentes brancos iguais o do Dr. Hollywood, o da Xuxa, minha dentista deu risada e já foi avisando que eu não poderia durante trinta dias fumar, tomar café, vinho e outras coisitas coloridas pois mancharia meus dentes. Foi difícil, sofri com a sensibilidade, com a vontade de tomar um cafézinho pela manhã, mas que ficou branco, ficou!
  Eu prefiro o clareamento feito em casa, com moldeira. Além de mais barato que o laser, dura mais tempo (de um ano e meio a dois, contra seis meses).
  Nào uso cremes dentais coloridos, porque contêm grandes quantidades de corante.
                                              Após as refeições, prefira uma sobremesa rica em fibras, como a maça, que exige mais tempo de mastigação. O movimento repetitivo combinado às fibras ajuda a remover o corante dos outros alimentos.


   Olho no relógio



  Um minuto e meio. Esse é o tempo ideal para fazer uma escovação perfeita.
   Quinze minutos após a ingestão de alimentos, as bactérias começam a produziros ácidos que atacam o esmalte dos dentes, provocando a cárie.


  Bafo? Sai pra lá....





    Não tem coisa pior do que alguém  falar com você e está com mau hálito, não é mesmo. Se você conhece alguém que tenha um bafão de leão sabe como é difícil tocar no assunto. Mas ele existe e aparece por dois motivos principais.
   O primeiro, e mais comum, é quando a limpeza dos dentes não é bem feita. Aí, bactérias presentes na boca decompõem os restos de alimentos, liberando aquele cheiro desagradável. A cura é escovar bem os dentes e a língua após as refeições. E o segundo vem do estômago, que libera um cheiro ruim quando fica vazio por muito tempo. Portanto, não deixe de comer para ficar magro, pois pode dar mau hálito.



Nenhum comentário:

Postar um comentário