sexta-feira, 11 de março de 2011

Xô Porquinha!

   Alguns hábitos e atitudes aparentemente inofensivos, como fazer xixi no chuveiro, podem te prejudicar. Por isso, veja se você está em dia com sua higiene!




Usar o mesmo sutiã por vários dias...


Não trocar o sutiã é bem nojento, pois além de o sutiã ficar encardido, a umidade que se forma no local aumenta as chances de você ter micose. Uma delas é a candidíase ( a mesma da vagina), que aparece nas dobras do corpo - caso da área abaixo dos seios. Ela dá coceira, vermelhidão e machucados com pus.


Não trocar o absorvente...


Naqueles dias precisamos dobrar os cuidados com nossa higiene íntima. O atrito do absorvente externo com a pele durante muitas horas pode irritar a vagina (sem falar no odor, né?). O interno, que fica dentro do canal vaginal, absorvendo sangue, torna-se um meio de proliferação de fungos e bactérias que podem causar infecções locais e mau cheiro. O recomendado é trocá-los, no máximo, a cada quatro horas.


Fazer xixi no chuveiro...


A urina é ácida e, ao entrar em contato com o interior das coxas, onde a pele é mais fina, pode causar irritações. Na primeira vez, você não vai sentir, mas a pele vai se sensibilizar se você fizer disso um hábito. E, se a pessoa que for tomar banho depois de você tiver alguma feridinha na pele, pode ter complicações no local devido às bactérias presentes no xixi.


Dormir sem escovar os dentes...


Além de mau hálito, não escovar os dentes pode causar gengivite e cáries. A gengivite é uma inflamação dos tecidos ao redor dos dentes. Ela aparece com a formação da placa bacteriana - um monte de bactérias se junta e se alimenta dos restos de comida. E a cárie aparece quando o esmalte do dente é desgastado pelos ácidos de fermentação dos alimentos. Nos dois casos, você terá que encarar a cadeira e o barulho do motorzinho do dentista, melhor escovar né.


Usar o banheiro dos lugares movimentados sem forrar o assento...


Como muita gente passa por lá, há o risco de pegar micose e até mesmo se contaminar com coliformes fecais - bactérias que ficam dentro do nosso intestino e de animais, como cães e gatos. E isso pode levar a doenças graves, como diarreia aguda. Para não dar chance ao azar, proteja sempre o assento antes de se sentar no vaso sanitário. E, para que a higiene seja completa, lave as mãos antes de sair do banheiro.




Andar descalça no banheiro da academia...



Quem faz isso é forte candidata  a ter doencinhas chatas, como micoses e verrugas. O banheiro é um ambiente abafado e úmido e, por isso, é perfeito para o desenvolvimento de fungos. E são eles que causam micoses nas unhas e na planta dos pés e frieiras. E, mesmo que você saiba (e veja) que sua academia é limpinha, cuidado: por ser um local onde muitas pessoas circulam, certamente terá uma com algum desses problemas.



Comer o que caiu no chão...


Tudo bem que sua mãe sempre te disse: "O que não mata, engorda". Mas a coisa não é tão inocente assim. Afinal, você não sabe quem passou pelo chão. O alimento pode ser contaminado por coliformes fecais e você pode ter uma diarreia por causa disso.



Uma matéria para xeretar Aqui!
Por: Carina Brandão
sosiaamy@gmail.com

Instagram Ou Twitter: @sosiaamy

Nenhum comentário:

Postar um comentário