Sabemos hoje que este intervalo de tempo abrange os cinco dias antes e alguns dias após a ovulação. O ciclo menstrual tem início no primeiro dia da menstruação e, na sua primeira fase, ocorre uma produção exclusiva de estrogênio pelo ovário que logo após a ovulação dá início a fase de produção de progesterona, conhecida também como fase lútea. Esta fase do ciclo é fixa e a ovulação ocorre cerca de 14 dias antes do início da próxima menstruação.
E você já deve ter percebido que lá pelo 14 (décimo quarto dia) do ciclo menstrual tu fica mais confiante e com a líbido nas alturas? Mérito do estrogênio, hormônio produzido pelos ovários.
Ele aguça as sensações sexuais (deixa mamilos e clitóris mais sensíveis) e faz a vagina liberar um gelzinho transparente capaz de facilitar a corrida dos espermatozoides dentro do corpo feminino. São sinais de que você está ovulando.
Os hormônios luteinizante (LH) e folículo-estimulante (FSH) juntos fazem com que o óvulo siga seu caminho para o útero passando pelas trompas. Algumas mulheres sentem uma dorzinha aguda e localizada quando isso acontece - mais um sinal.
Ela surge porque o folículo que abriga o óvulo cresce rapidamente até se romper para liberá-lo. Apesar de a ovulação durar alguns minutos, seus sintomas são sentidos por dois ou três dias.
A testosterona também entra em cena nessa dança hormonal. Além de aumentar o desejo sexual, ela incrementa a produção das glândulas sebáceas, resultando no aparecer de espinhas, cabelo mais oleoso,...até que o corpo libera progesterona, hormônio cuja função é "impedir"uma gravidez. Quando não rola, a substância diminui drasticamente, o que deixa o humor oscilante e o terreno preparado para aquela TPM.
Você sofre muito com a tal da TPM?
Quer falar comigo?
♥
Psiu!!! Compartilhe essa matéria, Muito Obrigada.
1 Matéria para xeretar Aqui!
Por: Carina Brandão
sosiaamy@gmail.com
Instagram Ou Twitter: @sosiaamy
♥
♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
Nenhum comentário:
Postar um comentário